A cultura em um mundo digital e conectado - TV USP - 16/11/2006

16/11/2006 02h00

Digital, internet, mix e eletrônico são conceitos que devem permear o maior valor do século 21: a cultura. Entenda esse movimento no quarto e último programa da série especial do Olhar da USP em parceria com o DNA Brasil. O programa estréia na quinta-feira, 9 de novembro, às 21h, no canal 11 da NET ou 71 da TVA.

Em que a tecnologia digital, a conectividade e os bits eletrônicos influenciam as manifestações culturais como a música, a fotografia, a televisão e a dança? O último programa da série especial do Olhar da USP no DNA Brasil analisa a Cultura, eleito o grande valor da humanidade no século 21. E quem dará as cartas no futuro, ou seja, a juventude de hoje, já deu nome e sobrenome para esse conceito: Cultura Mix.

Que tal entender e discutir as festas rave, o uso do corpo, a ascensão dos DJs e da música eletrônica, com seus pontos positivos e negativos? "Os DJs revolucionaram a música em um momento em que ela estava muito chata, os músicos tocando apenas para seus próprios umbigos. Mas, hoje, os DJs viraram superstars e estão prejudicando a música, porque a maioria se considera produtor e não consegue nem sequer dividir um compasso", avisa Laura Finocchiaro, uma das primeiras brasileiras a fazer misturas de música com sons gerados em computador.

Na área do entretenimento, o francês Philippe Bourguignon, que tem no currículo a gestão de empresas como EuroDisney e Club Med, revela um mundo do lazer após o 11 de setembro de 2001. Um gostinho: "As pessoas querem que as férias proporcionem algum crescimento pessoal. Há 10 anos, todos queriam ficar em forma antes de viajar. Hoje, as pessoas usam as férias para entrar em forma".

A série DNA Brasil

Para fazer essa série, a equipe do Olhar da USP entrevistou 22 intelectuais, líderes e artistas brasileiros e internacionais que participaram do evento DNA Brasil, em setembro deste ano (www.dnabrasil.org.br). Foram produzidos quatro programas com objetivo de fazer um diagnóstico do País, pensar soluções para problemas e apontar tendências em áreas consideradas estratégicas para a melhoria de vida do brasileiro: educação, economia, distribuição de renda, juventude, meio-ambiente, movimentos sociais, tecnologia e cultura.

Olhar da USP

O Olhar da USP é um programa semanal da TV USP, com meia hora de duração. Nele, convidados fazem uma conversa aprofundada sobre temas de atualidade com um enfoque alternativo ao de outras mídias. A estréia é às quintas-feiras, 21h, no canal Universitário (11 da NET ou 71 da TVA).

Serviço: Olhar da USP – Cultura
Estréia dia 16 de novembro (quinta-feira), às 21h
Reprises: sexta-feira às 8h; sábado às 8h; domingo às 21h; segunda às 14h30; terça às 3h30 e às 14h30; e quarta-feira às 8h.

Mais informações:
TV USP: www.usp.br/tv
DNA Brasil: www.dnabrasil.org.br

Entrevistados:

Cristiano Mascaro – fotógrafo
Fernanda Young – escritora
Ivaldo Bertazzo – coreógrafo
Janaína Oliveira – rapper e documentarista
Jorge Forbes – psicanalista
Laura Finocchiaro – cantora, compositora e produtora musical
Monja Cohen – fundadora da Comunidade Zen Budista
Philippe Bourguignon – ex-presidente do Fórum Econômico Mundial de Davos
Ricardo Abramovay – professor do Departamento de Economia da FEA-USP