Olhar da USP discute educação no Brasil em série especial - TV USP - 26/10/2006

26/10/2006 03h00

Em uma série de quatro programas especiais, o Olhar da USP entrevistou 22 intelectuais, líderes e artistas para fazer um diagnóstico do Brasil, pensar soluções para problemas e apontar tendências em diversas áreas. No primeiro programa, que estréia em 26 de outubro, o assunto é educação.

quinta-feira, 26 de outubro, às 21h na TV USP (11 da NET ou 71 da TVA).

Olhar da USP discute educação no Brasil em série especial

“Arrancar o quadro negro e o xerox talvez melhore o ensino.” Para quem pensa que educação ainda é um processo feito apenas em sala de aula e com livros didáticos, a nova escola proposta por Isaías Raw, médico e diretor da Fundação Instituto Butantan, surpreende. Assim como o comentário do ex-secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo, Fernando José de Almeida, sobre o ensino público ter caído de qualidade: “educação para todos é de melhor qualidade que educação para poucos”. É justamente sair do senso comum que pretende a série especial do Olhar da USP produzida em parceria com o Instituto DNA Brasil, que vai ao ar a partir do dia 26 de outubro.

O primeiro programa, “Retratos do Brasil”, faz um diagnóstico geral do País e se aprofunda em duas áreas: educação e tecnologia. Um gostinho da discussão: “existe uma distância imensa entre o professor e o aluno. Antigamente, um professor dizia para um aluno: ‘se você não estudar, você não vai passar de ano. Se não passar de ano, não vai entrar na faculdade e não vai ter um emprego’. Hoje, você fala isso para o menino e ele olha com um certo ar de benevolência para a professora, um ar de ‘coitada, ela acredita nesse mundo.’” (Jorge Forbes, psicanalista)

Para fazer essa série, a equipe do Olhar da USP entrevistou 22 intelectuais, líderes e artistas brasileiros e internacionais que participaram do evento DNA Brasil, em Campos do Jordão, em setembro deste ano (www.dnabrasil.org.br). O objetivo dos quatro programas é fazer um diagnóstico do País, pensar soluções para problemas e apontar as tendências em áreas consideradas estratégicas para a melhoria de vida do brasileiro: educação, economia, distribuição de renda, juventude, meio-ambiente, movimentos sociais, tecnologia e cultura.

Olhar da USP

O Olhar da USP é um programa semanal da TV USP, com meia hora de duração. Nele, convidados fazem uma conversa aprofundada sobre temas de atualidade com um enfoque alternativo ao de outras mídias. A estréia é às quintas-feiras, 21h, no canal Universitário (11 da NET ou 71 da TVA).

Serviço: Olhar da USP – série especial DNA Brasil
Estréia dia 26 de outubro (quinta-feira), às 21h
Reprises: sexta-feira às 8h; sábado às 8h; domingo às 21h; segunda às 14h30; terça às 3h30 e às 14h30; e quarta-feira às 8h.

Mais informações:
TV USP: www.usp.br/tv
DNA Brasil: www.dnabrasil.org.br

Entrevistados:
Bernardo Sorj – sociólogo e professor da UFRJ
Boris Fausto – historiador e professor aposentado da FFLCH USP
Cristiano Mascaro – fotógrafo
Fernando José de Almeida – ex-secretário de Educação da Pref. de São Paulo e professor da PUC-SP
Isaías Raw – presidente da fundação Instituto Butantan
João Sayad – ex-secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Pref. de São Paulo e professor da FEA-USP
Jorge Forbes – psicanalista
Mayana Zatz – pró-reitora de Pesquisa da USP
Pedro Luiz Barros Silva – coordenador do Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp