2ª Reunião de Trabalho - Sobre a parceria São Paulo e Paraíba

16/04/2006 13h51

Para dar prosseguimento ao acordo de um sistema de colaboração estreita, em tudo o que implica pesquisa e clínica na área de psicanálise com a psiquiatria, estabelecido em João Pessoa aos 17 de dezembro de 2005, reuniram-se, agora em São Paulo, nos dias 30 e 31 de março, as seguintes pessoas:
- da Paraíba: Dr. Jaceguai Martins Filho - Superintendente do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira; Dra. Glacy Gorski - Diretora Técnico-científica da Fapesq e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Medicina e Sra. Maria do Rosário Magno Cavalcanti - Coordenadora de Saúde Mental do Estado da Paraíba.

- de São Paulo: Dr. Jorge Forbes - Presidente do Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA) e Coordenador do Projeto Análise; Dr. Ariel Bogochvol - Diretor do IPLA e Coordenador do Núcleo de Psicopatologia e Psicanálise, associado ao Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo; Dra. Elza de Macedo - Coordenadora da Clínica-Escola do IPLA; Dra. Leny Mrech - Coordenadora do Núcleo de Educação e Psicanálise e Profª. da Faculdade de Educação da USP; Dr. Márlio Nunes - médico psiquiatra e pesquisador do Projeto Análise; Sra. Teresa Genesini - Matemática, Coordenadora do site do IPLA e editora do site do Projeto Análise; Dra. Claudia Riolfi - Profª. da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora do Projeto Análise; Dra. Daniela Magalhães - advogada e assessora jurídica do IPLA; Sra. Maria Teresa Tavares de Miranda - pesquisadora de arte e do Projeto Análise; Dra. Cristiani Moreira - pesquisadora do Projeto Análise e Rodrigo Abrantes - historiador e aluno do IPLA.

Foram realizadas quatro reuniões de trabalho. A primeira delas consistiu da participação de todos na apresentação clínica conduzida por Jorge Forbes, sob a coordenação de Ariel Bogochvol, no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Antes da reunião clínica os responsáveis pelo projeto foram recebidos pelo Prof. Dr. Wagner Gattaz, professor titular do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. As três outras reuniões foram realizadas no Instituto da Psicanálise Lacaniana e se dedicaram ao estudo e viabilidade dos projetos, a saber:


1) A participação do Projeto Análise, do IPLA e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Medicina (PB), nas próximas jornadas do Complexo Juliano Moreira, no primeiro final de semana de junho deste ano. Nessa ocasião serão apresentados os trabalhos de integração de Psicanálise e Psiquiatria, que ora se desenvolvem em São Paulo.


2) O segundo projeto é de capacitação dos trabalhadores em saúde mental do Estado da Paraíba, dentro da orientação desta colaboração. Este projeto será detalhado após serem ouvidos, em seus locais de trabalho, os principais interessados. Para tanto, está se preparando um amplo encontro, logo após as jornadas do Complexo Juliano Moreira, no qual, junto à consulta de campo, uma primeira transferência de tecnologia já está prevista.


São Paulo, 31 de março de 2006.


(assinam os responsáveis citados)